01 julho 2010

Discutindo Deus

"Quanto mais se discute Deus, menos somos levados a acreditar nele." (Étienne Jodelle)

Discordo e concordo...em parte!

O Deus que conhecemos através das religiões, de fato, para mim, não existe ou é um semi-Deus.
O Criador Cósmico ao meu ver está muito além de nosso entendimento... nossas mentes não alcançariam sua magnitude!
Alguém disse para não tentarmos encontrar ou compreender Deus, pois surtaríamos muito antes disso... Infelizmente não me lembro quem foi! Mas disse tudo! 
As vezes chego a questionar se os Gregos não estariam bem mais próximos da verdade sobre Deus, ao considerarem a existência de outros Deuses.
O próprio DEUS de Jesus, para mim, talvez seja um "desdobramento" dele mesmo, quando ele afirma: "Meu Pai e Eu somos um só!"
Mas esse DEUS, na hipótese de ser ele mesmo, cosmicamente falando, seria um semi-Deus.
Talvez um semi-Deus responsável por "sua" criação.... 
Aí podemos pensar que Jesus-Deus seja o responsável por nossa galáxia, por exemplo..  ou por nosso sistema solar apenas... mas, em todo o caso.. o nosso Deus...... "Todas as ovelhas que meu Pai me confiou, eu não abandonarei!"... Ele disse... ou algo assim.
O criador maior... literalmente o dono de tudo... ("Deus não joga dados", disse Einstein!, referindo-se a precisão física, matemática, etc...  da criação) estaria num estado absolutamente indecifrável e intelegível para nós (ainda). 
O Deus à quem Jesus precisa pedir para nos perdoar... não poderia ser um ser absolutamente supremo, porque este sentimento de "perdão" é unicamente humano, uma vez q até onde entendemos, apenas o ser humano (ou até algumas espécties de mamíferos) pode guardar rancor, mágoa, ódio, ressentimentos que necessitam de um perdão ao causador desses dolorosos sentimentos.
Um ser magnânimo, não pode em hipósete alguma ser portador de sentimentos ainda tão mesquinhos, que alguns "mortais", não mais o tinham dentro de si. ("Não me sinto ofendido por ninguém!" - Gandi - por exemplo).
Jesus, esse ser iluminado, talvez ainda guardasse inconscientemente algum resquício desses sentimentos para que na prece mais conhecida do mundo (Pai Nosso) ele fizesse um pedido de perdão ao "Todo Poderoso"...
Não sou psicóloga, mas algo nisso me diz que isso possa ser absolutamente possível - o próprio semi-Deus, pede ào seu lado Divino, o perdão necessário à si e aos seu rebanho, para que possa se iluminar definitivamente! "Estarei convosco até o último dia!".- apenas totalmente divinizado "Ele" poderia estar com a "raça de víboras" (nos chamou Jesus um dia) que muitos de nós ainda somos!
Deus.... o DEUS CÓSMICO.. o criador onopotente e oniciente não poderia jamais ser evocado para atos ainda humanos.
O poderoso Rei Davi, se agarra às ordens de "seu-Deus" para buscar sua glória junto aos homens.
Seu reinado foi forjado em muito sangue de guerras "apoiadas" por ESTE à quem ele diz ser Deus.
Talvez os gregos realmente tivessem razão... Deuses e mais deuses espalhados pelos mundos ditando suas regras e decidindo nossas histórias!
Até Moisés ao afirmar que as 7 pragas contra o Egito foram determinados pelo "seu-Deus" pode nos remeter à mesma idéia.
Cabe hoje em nosso entendimento menos religioso e mais próximo do Divino, (para uma parte da humanidade) aceitar tal argumento de Moisés?
João Batista - "o maior na Terra e o menor nos Céus" (palavras de Jesus) estaria se referindo à qual Deus ao se voltar com ódio aos "pecadores" ordenando-os que se arrependessem sob pena de "queimarem no inferno"?  - Inferno??? Que Deus explendoroso pode condenar ao "Inferno" sua maior obra - o ser humano - "feito à sua imagem e semelhança" (Gênesis)? - (obviamente semelhança energética, não física)
"Deus se arrepende" - outra afirmação insensata na Bíblia! Mas graças à sanidade que também consta nela, noutras tantas passagens ELE não se arrepende!
Tantos Deuses!
Considerando que o DEUS CÓSMICO é a encarnação da Perfeição, como pode fazer algo que pudesse se arrepender?
Sentimentos e posturas de seres imperfeitos como nós que somente e, no máximo, semi-Deuses poderiam manifestar, mas que deixam uma série de contradições, muitas vezes convenientes, nas passagens dos livros religiosos.

O Deus Cósmico está em todas as partes mas tão absolutamente irreconhecível que precisamos nos dar o direito de realmente não enlouquecermos buscando-o enquanto não podemos encontrá-lo!
Ao me colocar dentro desta condição de total incapacidade evolutiva para tal exploração, me permito abrir "meu entender" para todas as possibilidades imaginárias sem me importar no momento em achar que já posso conhecer "O DEUS" e relaxar com a hipótese da existência de semi-deuses viventes entre nós e o Onipotente sem me desesperar ou me culpar "heregemente" por isso!


Andreia Sanches (Andy)